Regulamento
Campeonato
interclasses 2014 Alcina Dantas Feijão.
Art. 1º - O TORNEIO
INTERCLASSES DE FUTSAL DA EME Prof. ALCINA DANTAS FEIJÃO – 2014 tem por
finalidade promover a ampla mobilização dos alunos em torno do esporte, bem
como identificar talentos para o ano escolar de 2015 e estimular a prática do
esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem e
melhoria de sua qualidade de vida.
Art. 2º - Para todos os fins, os participantes da competição
serão considerados conhecedores das regras esportivas adotadas neste
Regulamento Geral e em Informes específicos, ficando submetidos a todas as
disposições e penalidades que delas possam emanar.
Art. 3º - Em todos os
jogos do TORNEIO, serão reconhecidos os seguintes poderes: a) Comitê
Organizador da Disciplina de Educação Física; b) Comissão Disciplinar de
Professores de Educação Física.
Seção II – Da Comissão Disciplinar
Art. 4° - Haverá, em todos os jogos do TORNEIO, um representante
da Comissão Disciplinar de Educação Física que ficará incumbido de apreciar e julgar as infrações
cometidas durante a competição.
Parágrafo Único
– A Comissão Disciplinar deverá reunir-se a qualquer hora, sempre que
necessário, sendo convocada por um de seus membros.
Art. 5º – As sanções disciplinares serão aplicadas a
critério exclusivo da Comissão Disciplinar, nos termos das disposições deste
Regulamento.
Art. 6º - No caso de
algum responsável por equipe impetrar recurso contra outra equipe, em função de
possível transgressão ao Regulamento, este recurso deverá ser entregue, através
do responsável pela equipe, à um dos membros da comissão disciplinar, por escrito,
até 48 (quarenta e oito) horas após o término da partida, para posterior
encaminhamento à Comissão Disciplinar. Parágrafo Único – Ao responsável pelo
recurso, cabe o ônus da prova.
Da Participação e
Da Inscrição
Art. 7º – Somente
poderá participar do TORNEIO, na qualidade de atleta, o (a) aluno (a) que
estiver: a) Devidamente matriculado na EME Profa. Alcina Dantas Feijão; b) inscrito como membro
de uma equipe na lista entregue dentro do prazo de inscrições e de acordo com
as regras determinadas por este Regulamento.
Art. 8º – Cada equipe
deverá inscrever 10 atletas do sexo masculino e 10 atletas do sexo Feminino. Será
considerada uma equipe a sala que tenha o número mínimo de 5 atletas inscritos.
As salas poderão inscrever os alunos mesmo que não atinjam
o número mínimo de atletas
(5Masculino/Feminino). Nesse caso será realizado um sorteio em primeiro momento
entre as alunas que não conseguiram formar uma equipe em sua sala, se mesmo assim permanecerem meninas/meninos de fora posteriormente esses serão sorteados para as salas
que tenham número reduzido de participantes inscritos.
Art. 9º – As inscrições serão gratuitas, serão
formalizadas mediante a entrega de uma
ficha de inscrição do dia 17/10 ao dia 21/10, prazo improrrogável.
Parágrafo Primeiro
– Não serão aceitas inscrições durante a realização do torneio.
Do Congresso Técnico
Art. 10º – Antes do
inicio do TORNEIO, será realizado um Congresso Técnico no dia 21/10. Parágrafo Único - O Congresso Técnico será
dirigido pelo Comitê Organizador.
Art. 11º –
Participará do Congresso Técnico, OBRIGATORIAMENTE, além de representantes do
Comitê Organizador, um (1) representante de cada sala inscrita e
credenciada.
Art. 12º - Os
objetivos do Congresso Técnico são: a) Informar o sistema de disputa e proceder
ao sorteio dos grupos (quando necessário), de acordo com este Regulamento; b)
Receber informação sobre cores de uniformes. c) Tratar de assuntos de interesse geral da competição.
Do Sistema de Disputa
Art. 13º – O sistema
de disputa será definido de acordo com o número de participantes. Parágrafo Único
– A modalidade de futsal será disputada de acordo com as regras oficiais, sendo
adotado dois tempos de 10 minutos corridos. Em caso de alguma ocorrência os
acréscimos ficarão sob critério do árbitro.
Art. 14º - Os jogos
terão seu início pontualmente no horário divulgado em Boletim Oficial em área
visível na escola, sendo considerada perdedora, por ausência (W x O), a equipe
que não estiver apta à disputa, dentro do local de competição, até no máximo 10
(dez) minutos após o horário estabelecido (tolerância de atraso), ou se retirar
antes do término do período regulamentar. Parágrafo Segundo - Os casos de
ausência (W x O) serão encaminhados à Comissão Disciplinar e estão passíveis de
sanção.
Art. 15º - Toda
equipe ou atleta participante deverá estar no local de competição, no mínimo, 15
(quinze) minutos antes do horário previsto e em condições de jogo, quando será realizada
a conferência da lista de inscrição e preenchimento de súmula.
Art. 16º - Qualquer partida
que venha a ser suspensa ou transferida
por motivo de força maior será remarcada pela comissão organizadora desde que
não haja mais nenhum motivo coerente que
impeça sua realização.
Art. 17º – Somente
será permitida a presença, dentro dos locais de competições e durante a
realização das mesmas, de pessoas devidamente inscritas pela Coordenação de
Competição, de acordo com as regras da respectiva modalidade.
Sanções
Disciplinares
Art. 18º - Não será
tolerado por parte do Árbitro ou do
membro da Comissão organizadora presente na partida, xingamentos ofensivos a
moral do árbitro, adversário ou outra pessoa presente no local de disputa.
Dependendo da gravidade da ação além de punição regular por meio de cartão
ficará ao critério do árbitro relatar o ocorrido para Comissão Disciplinar
composta pelos professores de Educação Física.
Art. 19º - Em
decorrência de quaisquer atos de indisciplina das torcidas as salas dos
envolvidos estarão sujeitas à sanção de desclassificação.
Art. 20º - O Aluno
que tomar 2 (dois) amarelos ou 1 (um)
cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A Comissão
organizadora apenas computará os cartões, o controle e escalação dos alunos
será responsabilidade da sala. Havendo
escalação irregular a sala perderá os pontos da partida em disputa.
Art. 21º - Os atos
não previstos no regulamento serão julgados pela Comissão Organizadora não cabendo qualquer recurso sobre a decisão
tomada.
Uniformes
Art. 22º – Os
uniformes ficam à critério das salas inscritas. A escola fornecerá jalecos para
as salas que não estiverem uniformizadas.
Págrafo Único – Havendo coincidência de uniformes entre duas
equipes em uma disputa, serão utilizados coletes para diferenciação.
Premiação
Art. 23º – Haverá
premiação com medalhas e troféus para equipes (Masculinas/ Femininas)classificadas
em 1º, 2º e 3º lugares.