Jogos Interclasses_Regulamento


Regulamento

Campeonato interclasses  2014 Alcina Dantas Feijão.

 

Art. 1º - O  TORNEIO INTERCLASSES DE FUTSAL DA EME Prof. ALCINA DANTAS FEIJÃO – 2014 tem por finalidade promover a ampla mobilização dos alunos em torno do esporte, bem como identificar talentos para o ano escolar de 2015 e estimular a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem e melhoria de sua qualidade de vida.  

Art. 2º - Para todos os fins, os participantes da competição serão considerados conhecedores das regras esportivas adotadas neste Regulamento Geral e em Informes específicos, ficando submetidos a todas as disposições e penalidades que delas possam emanar.  

 Art. 3º - Em todos os jogos do TORNEIO, serão reconhecidos os seguintes poderes: a) Comitê Organizador da Disciplina de Educação Física; b) Comissão Disciplinar de Professores de Educação Física.     

Seção II – Da Comissão Disciplinar   

Art. 4° - Haverá, em todos os jogos do TORNEIO, um representante da Comissão Disciplinar de Educação Física que ficará   incumbido de apreciar e julgar as infrações cometidas durante a competição.

 

 Parágrafo Único – A Comissão Disciplinar deverá reunir-se a qualquer hora, sempre que necessário, sendo convocada por um de seus membros.  

   

Art. 5º – As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Comissão Disciplinar, nos termos das disposições deste Regulamento.  

Art. 6º  - No caso de algum responsável por equipe impetrar recurso contra outra equipe, em função de possível transgressão ao Regulamento, este recurso deverá ser entregue, através do responsável pela equipe, à um dos membros da comissão disciplinar, por escrito, até 48 (quarenta e oito) horas após o término da partida, para posterior encaminhamento à Comissão Disciplinar. Parágrafo Único – Ao responsável pelo recurso, cabe o ônus da prova.  

 

Da Participação e Da Inscrição    

Art. 7º  – Somente poderá participar do TORNEIO, na qualidade de atleta, o (a) aluno (a) que estiver: a) Devidamente matriculado na EME Profa.  Alcina Dantas Feijão; b) inscrito como membro de uma equipe na lista entregue dentro do prazo de inscrições e de acordo com as regras determinadas por este Regulamento. 

Art. 8º  – Cada equipe deverá inscrever 10 atletas do sexo masculino e 10 atletas do sexo Feminino. Será considerada uma equipe a sala que tenha o número mínimo de 5 atletas inscritos.  As salas poderão  inscrever os alunos mesmo que não atinjam o  número mínimo de atletas (5Masculino/Feminino). Nesse caso será realizado um sorteio em primeiro momento entre as alunas que não conseguiram formar uma equipe em sua sala, se mesmo assim permanecerem meninas/meninos de fora posteriormente esses serão sorteados para as salas que tenham número reduzido de participantes inscritos.

 Art. 9º  – As inscrições serão gratuitas, serão formalizadas mediante a entrega  de uma ficha de inscrição do dia 17/10 ao dia 21/10, prazo improrrogável.

Parágrafo Primeiro – Não serão aceitas inscrições durante a realização do torneio.

  

 Do Congresso Técnico   

Art. 10º  – Antes do inicio do TORNEIO, será realizado um Congresso Técnico no dia 21/10.  Parágrafo Único - O Congresso Técnico será dirigido pelo Comitê Organizador.

Art. 11º  – Participará do Congresso Técnico, OBRIGATORIAMENTE, além de representantes do Comitê Organizador, um (1) representante de cada sala inscrita e credenciada.  

Art. 12º  - Os objetivos do Congresso Técnico são: a) Informar o sistema de disputa e proceder ao sorteio dos grupos (quando necessário), de acordo com este Regulamento; b) Receber informação sobre cores de uniformes. c) Tratar de assuntos de interesse geral da competição.   

 Do Sistema de Disputa 

Art. 13º  – O sistema de disputa será definido de acordo com o número de participantes. Parágrafo Único – A modalidade de futsal será disputada de acordo com as regras oficiais, sendo adotado dois tempos de 10 minutos corridos. Em caso de alguma ocorrência os acréscimos ficarão sob critério do árbitro.

Art. 14º  - Os jogos terão seu início pontualmente no horário divulgado em Boletim Oficial em área visível na escola, sendo considerada perdedora, por ausência (W x O), a equipe que não estiver apta à disputa, dentro do local de competição, até no máximo 10 (dez) minutos após o horário estabelecido (tolerância de atraso), ou se retirar antes do término do período regulamentar. Parágrafo Segundo - Os casos de ausência (W x O) serão encaminhados à Comissão Disciplinar e estão passíveis de sanção.    

Art. 15º  - Toda equipe ou atleta participante deverá estar no local de competição, no mínimo, 15 (quinze) minutos antes do horário previsto e em condições de jogo, quando será realizada a conferência da lista de inscrição e preenchimento de súmula.  

Art. 16º  - Qualquer partida  que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior será remarcada pela comissão organizadora desde que não haja mais nenhum motivo coerente  que impeça sua realização.  

Art. 17º  – Somente será permitida a presença, dentro dos locais de competições e durante a realização das mesmas, de pessoas devidamente inscritas pela Coordenação de Competição, de acordo com as regras da respectiva modalidade.  

Sanções Disciplinares

Art. 18º  - Não será tolerado por parte do  Árbitro ou do membro da Comissão organizadora presente na partida, xingamentos ofensivos a moral do árbitro, adversário ou outra pessoa presente no local de disputa. Dependendo da gravidade da ação além de punição regular por meio de cartão ficará ao critério do árbitro relatar o ocorrido para Comissão Disciplinar composta pelos professores de Educação Física.

Art. 19º  - Em decorrência de quaisquer atos de indisciplina das torcidas as salas dos envolvidos estarão sujeitas à sanção de desclassificação.

Art. 20º  - O Aluno que tomar 2 (dois) amarelos  ou 1 (um) cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A Comissão organizadora apenas computará os cartões, o controle e escalação dos alunos será responsabilidade da sala.  Havendo escalação irregular a sala perderá os pontos da partida em disputa.

 

Art. 21º  - Os atos não previstos no regulamento serão julgados pela Comissão Organizadora  não cabendo qualquer recurso sobre a decisão tomada.

 

Uniformes   

Art. 22º  – Os uniformes ficam à critério das salas inscritas. A escola fornecerá jalecos para as salas que não estiverem uniformizadas.

Págrafo Único – Havendo coincidência de uniformes entre duas equipes em uma disputa, serão utilizados coletes para diferenciação. 

 Premiação

Art. 23º  – Haverá premiação com medalhas e troféus para equipes (Masculinas/ Femininas)classificadas em 1º, 2º e 3º lugares.