Segunda Feira - 16:00hs à 17:30 hs (Grupo - Misto)
Quarta Feira - 12:20 hs à 14:00 hs (Grupo - Feminino)
Quarta Feira - 16:00 hs à 17:20 hs (Grupo - Masculino)
“O maior pacificador não é aquele que procura à paz, e sim aquele que tem poderes para causar danos imensuraveis e resolve não faze-lo”
“Eu não conheço o caminho para derrotar os outros, apenas o caminho da minha própria derrota” Yagiú
CONFÚCIO
“”O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente”
WRESTLING/ GRECO ROMANA
Na Grécia antiga, o wrestling ocupou um lugar de destaque nas lendas e na literatura; competições de wrestling, brutais em muitos aspectos, foram o esporte número um dos Jogos Olímpicos, sendo introduzido nos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C., através da prática do estilo pancrácio, pouco depois da data histórica do início dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C.. Os antigos romanos tiveram fortes influências do wrestling grego, mas eliminaram grande parte da sua brutalidade.
Durante a Idade Média (do século V ao século XV), o wrestling permaneceu popular e apreciado com o patrocínio de várias famílias reais, incluindo as da França, Japão e Inglaterra.
Os primeiros norte-americanos trouxeram uma forte tradição de wrestling com eles quando vieram da Inglaterra. Os colonos ingleses também encontraram o wrestling como algo popular entre os nativos norte-americanos. O wrestling amador floresceu ao longo dos primeiros anos dos Estados Unidos e serviram como uma atividade popular em feiras do país, nas celebrações de feriados, e em exercícios militares. O primeiro torneio de luta organizado nesse país foi realizado em Nova York, em 1888, enquanto a primeira competição de luta nos Jogos Olímpicos modernos foi realizada em 1904 em Saint Louis, Missouri. A FILA foi fundada em 1912, em Antuérpia, na Bélgica. O primeiro NCAA Wrestling Championships também foi realizado em 1912, em Ames, Iowa. A USA Wrestling, localizada em Colorado Springs, Colorado, tornou-se o corpo do governo norte-americano de wrestling amador em 1983. Ele realiza concursos para todas as faixas etárias.
Greco-romana é uma disciplina internacional e um esporte olímpico. No estilo greco-romano, é proibido segurar o oponente abaixo da cintura, fazer trips, e utilizar ativamente as pernas na execução de qualquer ação. Recentes mudanças de regras na greco-ropmana aumentaram as oportunidades para dar maior ênfase à explosão, arremessos de “grande amplitude”. Pinning um adversário no tatame é uma forma de ganhar. Um dos lutadores mais conhecidos greco-romana é Alexander Karelin da Rússia.
Freestyle wrestling
Freestyle wrestling é uma disciplina internacional e um esporte olímpico, tanto para homens quanto para mulheres. Este estilo permite o uso das pernas do lutador ou do adversário no ataque e na defesa. O freestyle wrestling tem suas origens no catch-as-catch-can e a principal condição de vitória neste estilo, envolve o lutador vencer jogando e fixando o seu adversário no tatame. Nos Estados Unidos, em instituições de ensino médio e universitário, é conduzido sob regras diferentes e é chamado de wrestling escolar e wrestling universitário, respectivamente. Fora dos Estados Unidos, é possível encontrar lutadores de wrestling profissional que competem pelas regras do freestyle wrestling.
TAEKWONDO
“Tae” (Perna)
“Kwon” (Punho)
“Do” (caminho)
Taekwondo
Nome em coreano
Hangul: 태권도
Hanja: 跆拳道
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes.
Apresentação dos Tigres Coreanos
SAMBÔ
O sambô originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta greco-romana, lutas eslavas, aikijujutsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambô.
A influência Oshchepkov eram o tenjin shin’yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.